Nosso Blog

O que é Marketing de Conteúdo: conceito, vantagens e como fazer

Mais do que uma simples tendência de mercado, o Marketing de Conteúdo hoje se estabelece como a principal estratégia para pessoas, empresas e instituições que desejam ter um posicionamento sólido no mundo digital.

A pesquisa Content Trends de 2019 aponta que cerca de 67,3% das empresas brasileiras utilizam marketing de conteúdo e 85% das que não utilizam, pretendem aplicar essa estratégia em um futuro próximo.

Os benefícios que essa estratégia gera são inúmeros: vão desde construção de autoridade até aumento da visibilidade.

E quem pensa que isso é algo novo, está muito enganado.

A marca de pneus Michelin, lá no início do século XX, inovou com o lançamento do famoso Guia Michelin, uma revista que apresentava roteiros, indicações de restaurantes e dicas de como planejar suas viagens.

É o primeiro exemplo de marketing de conteúdo, se tornando um estudo de caso famoso entre os estudantes de marketing. A publicação é um sucesso até os dias de hoje!

Então agora eu pergunto a você: o que nós, bibliotecárias (es/os), temos feito para aproveitarmos essa excelente oportunidade, a fim de promover as nossas bibliotecas, a nossa profissão e a Biblioteconomia como um todo?

Foi pensando nisso que resolvi trazer esse tema para a nossa aula 4 sobre Marketing Digital para bibliotecas e Bibliotecários.

Vamos lá?

O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO

Antes de mais nada, é preciso refletir que qualquer estratégia deve atender a objetivos e metas bem definidos.

Visto isso, é possível afirmar que o Marketing de Conteúdo visa a atender uma necessidade de informação do seu público-alvo, que o ajude a resolver um problema pontual, através de um conteúdo relevante.

Nesse sentido, é importante falar que o conteúdo precisa gerar valor para a sua audiência. Isso significa que nunca é sobre o que você faz ou deixa de fazer, mas sim sobre o que o seu público necessita!

Outro ponto essencial é que qualquer conteúdo deve atender a pelo menos uma dessas finalidades básicas:

  1. Educar;
  2. Inspirar;
  3. Entreter;
  4. Resolver algum ponto de dor.

A partir do momento que você tem um desses objetivos em mente, fica mais claro como você pode direcionar o seu conteúdo para gerar valor para o seu público.

VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO

Agora você deve estar se perguntando: por que eu devo usar essa estratégia no meu projeto ou na minha biblioteca?

O marketing de conteúdo pode gerar inúmeras vantagens, desde que seja planejado com cuidado e executado de forma consistente.

E aqui estão apenas algumas dessas vantagens:

  • Construção de autoridade;
  • Visibilidade;
  • Fortalecimento dos laços com os clientes-usuários;
  • Aumento da interação e do engajamento;
  • Educa a sua audiência ou a comunidade usuária da biblioteca sobre determinado tema;
  • Gera novas oportunidades de negócios e parcerias.

Hoje é indiscutível o resultado que muitas marcas conquistam ao aplicar as estratégias de marketing de conteúdo.

COMO FAZER: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO

Como já foi falado, toda estratégia precisa atender a objetivos e metas claras, pois só assim é possível mensurar o valor dos resultados que forem gerados.

O planejamento antecede a produção de conteúdo em si. É nessa etapa que são definidos os temas, o tom de voz, a linguagem, as palavras-chave mais adequadas etc.

Além disso, é na parte do planejamento que você estabelece:

  • para qual etapa da jornada é o conteúdo;
  • o que escrever;
  • quando publicar;
  • onde publicar;
  • quais formatos usar;
  • para qual persona é o conteúdo;
  • qual resultado quer alcançar.

Mas não precisa se preocupar que veremos essas etapas com mais profundidade em um conteúdo futuro sobre planejamento de conteúdo.

Visto tudo isso, é hora de definir os canais e os tipos de conteúdo que você pode produzir. E esses são os principais:

  • Blog post;
  • Materiais educativos (ebooks; mapas mentais, infográficos; guias etc.)
  • Vídeos;
  • Posts em redes sociais;
  • E-mail marketing.

Por fim, é só passar para a etapa de produção do conteúdo, que inclusive é o assunto do próximo post.

Se você ainda não se inscreveu na nossa lista, cadastre-se aqui para receber as notificações de novos conteúdo direto no e-mail.

Aproveite também para conhecer o canal do Biblio Mkt no youtube!

Um beijo e até breve 🙂

Curtiu, migles? Então compartilhe esse conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram