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Objetivos de marketing para bibliotecas: quais são e como definir?

Se você quer aplicar estratégias de marketing em bibliotecas, saiba que será necessário definir diversos aspectos importantes, sendo o principal deles o objetivo.

Esse é um elemento imprescindível e precisa estar fundamentalmente alinhado à visão da instituição, como também àquilo que se deseja atingir como resultado.

Mas será que você sabe de fato o que significa a palavra objetivo?

Essa palavra deriva do Latim OBJECTIVUS, de OBJECTUM, “algo colocado à frente (dos olhos, da mente)”. Logo, o objetivo significa aquilo que está em um futuro desejável.

Imagine que você queira fazer uma viagem. Ao ter em mente o local de partida, a primeira coisa que você precisa definir é o seu destino.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DE MARKETING?

O objetivo é o destino da sua estratégia de marketing: é o estado que você almeja alcançar, onde você deseja chegar!

E como definir o objetivo da sua estratégia da maneira correta? Basta observar os 4 objetivos que mais importam:

  1. Objetivo da instituição: missão e visão, refletem o que a biblioteca deseja alcançar enquanto instituição.
  2. Objetivos de marketing: ações de marketing que visam contribuir para alcançar o objetivo maior da instituição, geralmente são quantificáveis no tempo. Ex: Aumentar a participação dos discentes nos treinamentos de bases de dados, em X meses.
  3. Objetivos de mídia? são os objetivos esperados para cada mídia ou plataforma. Ex: alcance, engajamento ou crescimento.
  4. Objetivos de campanha: são os indicadores que informam se uma campanha deu resultados, que devem sempre ser mensuráveis. Ex: visitas ao site, inscrições em evento, número de empréstimo de uma obra divulgada.

Para exemplificar, segue uma lista de 5 objetivos que as bibliotecas podem definir na sua estratégia de marketing!

5 TIPOS DE OBJETIVOS DE MARKETING PARA BIBLIOTECAS

#1. Aumentar o uso de determinado produto ou serviço

Esse é o objetivo primordial que podemos aplicar e o mais simples de entender, pois para que um produto ou serviço da biblioteca seja utilizado, primeiro o público precisa saber que eles existem.

E aqui entra o famoso P de promoção que aprendemos no Mix de Marketing, lembra? A promoção é a forma de comunicar ao público sobre o que a biblioteca tem para oferecer, incentivando o uso.

Lembre-se que uma biblioteca inutilizada perde totalmente a sua razão de existir.

#2. Fidelizar o público

Não basta uma pessoa usar a biblioteca uma vez e nunca mais voltar, é necessário cativar o público para que a biblioteca seja considerada um local seguro, de afeto, onde é possível encontrar algo que vai além de uma simples informação.

Falamos tanto que bibliotecas são mais que livros, mas nos esquecemos muitas vezes de enxergar e cuidar da comunidade que servimos. Esse é o diferencial que podemos entregar: o relacionamento que mantemos com os nossos usuários.

Por isso, é necessário desenvolver ações práticas para engajar o público e proporcionar experiências cada vez mais completas e personalizadas, tanto no presencial quanto no atendimento remoto.

#3. Dar visibilidade à própria biblioteca

Tornar a instituição visível para a sua comunidade vai muito além do simples fato das pessoas saberem que ela existe. Além disso, quem não conhece aquele velho ditado: quem não é visto não é lembrado – e pior, é esquecido!

Por isso, engajar ações que tenham o objetivo de promover a biblioteca, como também os seus produtos e serviços é uma forma de estar sempre na mente do nosso público.

Mas se lembre que para isso é necessário lançar mão de um estudo para conhecer os melhores canais para encontrar o seu público, os formatos de conteúdos mais consumidos e qual a melhor abordagem de acordo com o perfil das pessoas que procuramos atender.

#4. Trabalhar o Branding da biblioteca

Branding nada mais é do que fazer a gestão de marca da nossa biblioteca. Isso significa lançar mão de uma série de técnicas e estratégias para construir um posicionamento forte, dentro e fora do digital.

Gerir uma marca leva em conta fatores como origens, história, valores e a forma como executamos os nossos serviços, ou seja, tudo aquilo que torna a nossa instituição única e que geram identificação, empatia e conexão com o nosso público.

E se podemos  considerar as bibliotecas como organizações, por que não encará-las também como marcas?

#5. Educar o público

O Marketing de Conteúdo aliado ao Inbound Marketing é essencial para levar informações e ensinar a comunidade sobre aquilo que podemos oferecer.

É o caso dos tutoriais de bases de dados ou até mesmo aquelas oficinas que abordam o uso das normas ABNTs para trabalhos acadêmicos. Tudo isso serve para tornar o público capaz de realizar pesquisas com mais propriedade e utilizar os recursos que disponibilizamos em nossas bibliotecas.

E um público que é competente para utilizar esses recursos saberá aproveitá-los da melhor forma possível, simples assim. 

Nesse post procurei esclarecer um pouco mais sobre os objetivos de marketing que você pode definir dentro do seu planejamento estratégico. Claro que existem outros tipos de objetivos,, o intuito foi apenas exemplificar para que você possa dar o primeiro passo de forma mais segura.

Sempre gosto de lembrar que o tempo do marketing intuitivo ficou para trás: precisamos levar mais a sério e começar a nos profissionalizar se de fato queremos fazer a diferença e promover as nossas bibliotecas!

Quer aprender mais? Acesse agora o nosso aulão sobre Como desenvolver um Plano de Marketing do Zero, disponível no canal do Youtube do Biblio Mkt!

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