Mais do que uma simples tendência de mercado, o Marketing de Conteúdo hoje se estabelece como a principal estratégia para pessoas, empresas e instituições que desejam ter um posicionamento sólido no mundo digital.
A pesquisa Content Trends de 2019 aponta que cerca de 67,3% das empresas brasileiras utilizam marketing de conteúdo e 85% das que não utilizam, pretendem aplicar essa estratégia em um futuro próximo.
Os benefícios que essa estratégia gera são inúmeros: vão desde construção de autoridade até aumento da visibilidade.
E quem pensa que isso é algo novo, está muito enganado.
A marca de pneus Michelin, lá no início do século XX, inovou com o lançamento do famoso Guia Michelin, uma revista que apresentava roteiros, indicações de restaurantes e dicas de como planejar suas viagens.
É o primeiro exemplo de marketing de conteúdo, se tornando um estudo de caso famoso entre os estudantes de marketing. A publicação é um sucesso até os dias de hoje!
Então agora eu pergunto a você: o que nós, bibliotecárias (es/os), temos feito para aproveitarmos essa excelente oportunidade, a fim de promover as nossas bibliotecas, a nossa profissão e a Biblioteconomia como um todo?
Foi pensando nisso que resolvi trazer esse tema para a nossa aula 4 sobre Marketing Digital para bibliotecas e Bibliotecários.
Vamos lá?
O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO
Antes de mais nada, é preciso refletir que qualquer estratégia deve atender a objetivos e metas bem definidos.
Visto isso, é possível afirmar que o Marketing de Conteúdo visa a atender uma necessidade de informação do seu público-alvo, que o ajude a resolver um problema pontual, através de um conteúdo relevante.
Nesse sentido, é importante falar que o conteúdo precisa gerar valor para a sua audiência. Isso significa que nunca é sobre o que você faz ou deixa de fazer, mas sim sobre o que o seu público necessita!
Outro ponto essencial é que qualquer conteúdo deve atender a pelo menos uma dessas finalidades básicas:
- Educar;
- Inspirar;
- Entreter;
- Resolver algum ponto de dor.
A partir do momento que você tem um desses objetivos em mente, fica mais claro como você pode direcionar o seu conteúdo para gerar valor para o seu público.
VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO
Agora você deve estar se perguntando: por que eu devo usar essa estratégia no meu projeto ou na minha biblioteca?
O marketing de conteúdo pode gerar inúmeras vantagens, desde que seja planejado com cuidado e executado de forma consistente.
E aqui estão apenas algumas dessas vantagens:
- Construção de autoridade;
- Visibilidade;
- Fortalecimento dos laços com os clientes-usuários;
- Aumento da interação e do engajamento;
- Educa a sua audiência ou a comunidade usuária da biblioteca sobre determinado tema;
- Gera novas oportunidades de negócios e parcerias.
Hoje é indiscutível o resultado que muitas marcas conquistam ao aplicar as estratégias de marketing de conteúdo.
COMO FAZER: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO
Como já foi falado, toda estratégia precisa atender a objetivos e metas claras, pois só assim é possível mensurar o valor dos resultados que forem gerados.
O planejamento antecede a produção de conteúdo em si. É nessa etapa que são definidos os temas, o tom de voz, a linguagem, as palavras-chave mais adequadas etc.
Além disso, é na parte do planejamento que você estabelece:
- para qual etapa da jornada é o conteúdo;
- o que escrever;
- quando publicar;
- onde publicar;
- quais formatos usar;
- para qual persona é o conteúdo;
- qual resultado quer alcançar.
Mas não precisa se preocupar que veremos essas etapas com mais profundidade em um conteúdo futuro sobre planejamento de conteúdo.
Visto tudo isso, é hora de definir os canais e os tipos de conteúdo que você pode produzir. E esses são os principais:
- Blog post;
- Materiais educativos (ebooks; mapas mentais, infográficos; guias etc.)
- Vídeos;
- Posts em redes sociais;
- E-mail marketing.
Por fim, é só passar para a etapa de produção do conteúdo, que inclusive é o assunto do próximo post.
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Um beijo e até breve 🙂