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Persona: o que é e a sua importância na estratégia de marketing digital

Essa é a Rafaella, minha melhor amiga. A Rafa é solteira, tem 32 anos e é uma pessoa super inteligente, antenada e divertida.

Ela também é bibliotecária, se formou há 4 anos pela UNIRIO e hoje trabalha na biblioteca de uma escola particular.

Apesar de todas as dificuldades que encontra, a Rafa ama o seu trabalho!

Ser bibliotecária para ela é uma questão de orgulho, porque entende a importância que tem a sua profissão, principalmente nos dias de hoje, com tanta desinformação e fake news para todos os lados.

Porém, a Rafa anda meio desanimada com o cenário atual, com a desvalorização do bibliotecário e com a invisibilidade que ela mesma sofre, não só no mercado, mas também dentro da instituição em que ela trabalha.

A Rafa não se conforma com essa situação e gostaria muito de fazer algo pela Biblioteconomia, porque entende que os órgãos representativos não conseguem dar conta de toda demanda. Ela simplesmente sabe que precisa fazer a sua parte, só ainda não descobriu como…

A Rafa é a minha persona.

E esse é o tema da nossa terceira aula de Marketing Digital para Bibliotecas e Bibliotecários!

Definir a persona é essencial para tornar mais eficaz a sua estratégia de marketing digital, tema abordado nas aulas anteriores.

Se você ainda não conferiu a primeira e a segunda aula, corre no nosso canal do youtube, porque assim fica mais fácil compreender a importância do processo de construção de persona.

Então vamos começar?

O QUE É PERSONA?

Persona é literalmente um personagem fictício do cliente-usuário ideal de um negócio, projeto ou, no nosso caso, de uma biblioteca.

E esse personagem é construído com base em dados reais sobre os aspectos demográficos e comportamentais do seu público, como também desejos, aspirações, necessidades e desafios.

Tudo isso para atender a um propósito específico dentro da sua estratégia de marketing digital.

Agora você deve estar se perguntando: qual a importância da persona no processo de criação de conteúdo?
Os motivos são vários e aqui estão só alguns, dá só uma olhada:

  • Garantir uma comunicação mais assertiva, para conseguir enviar a mensagem certa para as pessoas certas;
  • Aumentar as chances de engajamento e conversão;
  • Identificar o tipo de conteúdo que você precisa produzir para atingir seus objetivos;
  • Saber qual tom de voz e estilo de comunicação usar;
  • Entender como o seu público busca e consome informação;
  • Definir quais assuntos serão de mais interesse para a sua audiência.

Mas será que persona e público-alvo são a mesma coisa?

PERSONA X PÚBLICO-ALVO

Muita gente confunde esses dois termos e isso se deve ao fato de que os processos de descoberta, tanto do público-alvo quanto da persona, são muito parecidos.

Porém, enquanto o público-alvo é um estudo mais abrangente, com dados demográficos e estatísticos, a persona se constitui de uma representação mais humanizada desse público.

Para a construção da persona é necessário ir além do que só identificar o público-alvo, o que não significa que essa análise deve ser deixada de lado. Na verdade, esses dois estudos se complementam na hora de definir a sua persona.

Além disso, é importante falar que, dependendo do caso, será preciso definir mais de uma persona.

Um exemplo disso é o caso das Bibliotecas Universitárias. Nesse tipo de biblioteca, é possível identificar pelo menos 4 tipos de usuários:

  • o aluno da graduação;
  • o aluno da pós-graduação;
  • o docente;
  • o funcionário da própria instituição.

Cada um desses tipos de usuários tem não só demandas diferentes, mas também graus de necessidades, rotinas acadêmicas e pessoais bem peculiares.

Por isso, é interessante ter uma persona para representar cada um deles.

No entanto, só é válido definir mais de uma persona quando se tem um projeto muito abrangente ou um público bastante diversificado.

O QUE É PRECISO SABER PARA DEFINIR A SUA PERSONA?

Agora que já sabemos sobre a importância de definir a sua persona, é preciso entender quais informações você precisa coletar, que te ajudarão nesse processo.

Além dos dados demográficos, ao construir a persona é necessário ir a fundo em questões sobre o perfil comportamental, bem como os principais anseios, demandas e desafios do seu público-usuário.

E a melhor forma de descobrir isso é perguntando diretamente a essas pessoas!

Aqui estão alguns aspectos que podem direcionar a sua investigação:

  • Idade;
  • Profissão;
  • Desejos (pessoais, profissionais etc);
  • Frustrações;
  • Obstáculos;
  • Hábitos;
  • Estilo de vida;
  • Hobbies;
  • Perfil de consumo informacional;
  • Influências;
  • (entre outros…)

Essas informações podem ser coletadas através de questionários simples, presencial ou online, bem como por meio de entrevistas diretas.

Mas uma forma de acompanhar essas informações no dia-a-dia é analisando as conversas que você mantém com a audiência, por meio dos comentários e mensagens, por exemplo.

Lembre-se que quanto mais você se relaciona e dialoga com a sua audiência, mais você conhece e consegue identificar as suas reais necessidades.

E o mais importante: isso vai te ajudar a produzir um conteúdo mais assertivo, porém esse assunto vai ficar para a próxima aula!

Um abraço e até breve, migles!

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