Todo ano a We Are Social e a Hootsuit lançam um relatório com o intuito de mostrar como anda o panorama global do mundo digital: uso da internet, mídias sociais, e-commerce etc.
E hoje eu resolvi trazer alguns insights sobre esse relatório, para que possamos nos informar e ficar de olho nas próximas tendências. Vamos lá?!
Como está o mundo hoje, migles?
Em janeiro de 2021 a população mundial era de 7,83 bilhões pessoas, de acordo com as Nações Unidas.
Desse número, 4,66 bilhões de pessoas são usuárias da internet, o que corresponde a aproximadamente 60% da população de todo o globo.
O número de pessoas que utilizam mídias sociais é de 4,20 bilhões de usuários, sendo que 98% do acesso às plataformas é feito através de smartphones
“Mas, migles… e o Brasil?”
O Brasil tem aproximadamente 213,3 milhões habitantes e cerca de 160,0 milhões de usuários de Internet.
A penetração da Internet no Brasil aumentou de 68% em janeiro de 2020 para 75% em janeiro de 2021.
Somos 150 milhões de usuários de mídia social no país, o que equivale a 70,3% da populaçao total.
Entre 2020 e 2021 esse número aumentou em 7,1%, o que corresponde a 10 milhões de novos usuários de mídias sociais no Brasil.
Qual o tempo gasto na internet e em mídias sociais?
A média global do tempo on-line é 7 horas por dia usando a Internet em todos os dispositivos. Já no Brasil, que ocupa o 2º lugar no ranking mundial, é de 10h e 8min.
No que diz respeito às mídias sociais, a média mundial é de 2 horas e 25 minutos por dia, enquanto no Brasil é de 3h e 42min.
Por que as pessoas usam a internet?
Se você disse ver vídeos de gatinhos ou acompanhar o BBB, se enganou feio, my friend!
Esse é o top 5 das razões pelas quais as pessoas usam a internet hoje em dia:
- Encontrar informação
- Estar em contato com amigos e família
- Manter-se atualizado com notícias e eventos
- Pesquisar como fazer algo
- Assistir vídeos, tv e filmes
E como as pessoas buscam informações?
Os mecanismos de pesquisa convencionais ainda ocupam o 1º lugar com 98% da preferência dos usuários entrevistados. Mas o interessante é que 3 formas de busca alternativas foram também relatadas:
- Pesquisa por voz, com 45,3% de preferência entre as formas alternativas
- Pesquisa em mídias sociais, com 44,8%
- Pesquisa por imagem, com 329%
E por último, mas não menos importante…
Quais são as mídias sociais mais utilizadas?
Vamos para o nosso top 5 de mídias sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo:
- Youtube
- Facebook Messenger
Algumas considerações, migles…
Hoje não temos mais como fugir: ou nos posicionamos no digital ou vamos cair no esquecimento! O números de pessoas conectadas nessa grande rede só aumenta a cada ano e cada dia mais chegam novos usuários sem competências para lidar com o oceano gigantesco de informações que rolam por aqui.
Se você ainda tem dúvida sobre como profissionais da Biblio podem atuar no meio digital, começar por essa via parece ser algo bem concreto e seguro.
Outro ponto que me espanta sempre é esse número de horas que passamos on-line. Migles, faz as contas: se aqui no Brasil passamos 10h na internet por dia e em média 7h dormindo, sobram apenas 7h para gente comer, dormir, se desconectar e se cuidar. E eu não sei você, mas para mim é pouco, viu?!
Só podemos concluir que hoje nós não entramos na internet, mas sim estamos permanentemente on-line. Pois se antes, na fase da internet discada, era preciso conectar e desconectar, hoje com o wi-fi e o 4G podemos permanecer tanto tempo quanto for possível.
Por isso que tornar a experiência da vida on-line a melhor e a mais saudável possível é tão importante, pois passamos a maior parte do nosso dia conectades. É bom pensar nisso quando formos criar nossos conteúdos: a experiência precisa ser benéfica tanto para o público quanto para nós mesmas.
Para finalizar, é bom ficarmos de olho nas razões pelas quais as pessoas usam a internet e os mecanismos pelos quais elas buscam informações, para alinhar de forma estratégica a nossa atuação no meio digital. E claro, procurar ter um bom posicionamento nas mídias sociais que importam para o nosso público.
A atenção está mais do nunca no digital! Por isso ainda que existam diversas polêmicas em relação à privacidade e vigilância, precisamos nos apropriar desse espaço. Ajudar as pessoas a desenvolverem as competências adequadas, ao mesmo tempo em que fortalecemos a nossa imagem e mensagem enquanto área do saber.
Existe uma oportunidade incrível para a Biblioteconomia e nós profissionais, basta correr atrás e fazer acontecer!
Fonte: We are social (a pesquisa em inglês)