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Produção de conteúdo: definição, importância e como criar conteúdo relevante

Como já abordado em posts anteriores, o Marketing de Conteúdo têm se difundido, junto com a estratégia de Inbound Marketing, como o principal meio que empresas, marcas e instituições buscam alcançar resultados em termos de reconhecimento, visibilidade e valorização na área em que atuam.

Mas para isso é necessário entender como funciona a produção de conteúdo, a importância dessa atividade nos dias atuais e quais tipos e formatos de conteúdo têm ganhado destaque hoje no universo do marketing digital.

Por isso, neste post vamos conhecer todos esses aspectos, assim como ver algumas dicas que podem elevar o nível do seu conteúdo e torná-lo mais relevante para a sua persona.

Vamos nessa?

O QUE É PRODUÇÃO DE CONTEÚDO?

A produção de conteúdo para a web consiste na tarefa de produzir materiais digitais, nos mais diversos formatos e plataformas, que contenham informações úteis ao público a que se destinam.

E o principal objetivo dessa atividade é tornar o emissor uma autoridade em um nicho específico.

Ao produzir conteúdo para internet, é necessário sempre ter um objetivo previamente determinado. No entanto, como já vimos antes, um bom conteúdo visa atender a 4 finalidades básicas:

  1. Ensinar;
  2. Inspirar;
  3. Entreter;
  4. Resolver algum ponto de dor;

Produzir conteúdo hoje está atrelado ao sucesso de um bom posicionamento no meio digital, mas será que você sabe por que isso é importante?

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL?

É possível perceber que inúmeras marcas, empresas e instituições públicas já utilizam a estratégia de conteúdo para fortalecerem o seu posicionamento e criarem um diálogo mais próximo com a audiência.

Além disso, existem alguns benefícios que podem ser alcançados, quando criamos conteúdo de forma estratégica, tais como:

  • Consciência de marca (brand awereness)
  • Maior alcance do seu projeto, marca pessoal ou biblioteca;
  • Fortalecimento da relação com o público-usuário, ao compartilhar informação e conhecimento úteis;
  • Aumento do valor percebido;
  • Reconhecimento e autoridade em determinado assunto.

No entanto, um aspecto tão importante quanto ter clareza dos seus objetivos, é produzir conteúdos originais e interessantes.

COMO PRODUZIR CONTEÚDO PRÓPRIO E DE QUALIDADE?

Se você deseja ter um projeto ou alavancar a sua marca pessoal, a primeira coisa que você precisa ter em mente é: seja você mesmo!

Isso pode parecer um pouco óbvio, mas a verdade é que existem mais pessoas tentando reproduzir o que veem por aí, do que imprimindo a própria personalidade em seus projetos e conteúdos.

Outro ponto muito importante é que a pessoa se coloque na posição de um eterno aprendiz, pois quem deseja ensinar algo deve estar sempre em busca de novos aprendizados.

Além disso, um bom conteúdo não depende só de conhecimento técnico. É preciso investir tempo para desenvolver de forma constante o seu universo cultural, pois esse é o ponto chave que vai conferir qualidade e originalidade ao seu projeto.

Mas no caso das bibliotecas, é preciso ter um pouco mais de cuidado, pois tudo o que é postado representa e leva o nome de uma instituição. Por isso, ao empreender qualquer iniciativa nesse sentido, procure sempre determinar políticas e diretrizes em conjunto com os gestores. Isso é a base norteadora do uso e da produção de conteúdo nas mídias sociais de bibliotecas.

TIPOS DE CONTEÚDO

Conforme já abordamos anteriormente, existem diversos tipos de conteúdo, que podem ser trabalhados em canais diferentes ou dentro de uma mesma plataforma.

Visto isso, é hora de conhecer um pouco mais sobre os principais formatos de conteúdos que você pode utilizar na sua estratégia.

Blog post

Esse é o principal formato de conteúdo e isso tem uma razão: é o meio mais autêntico, dinâmico e original de você expressar a sua mensagem.

Um blog post está isento de seguir certas regras impostas pelas redes sociais, como por exemplo, o limite de caracteres do instagram.

Além disso, você pode incluir diversos formatos em um mesmo conteúdo: vídeos, áudios, imagens, textos, etc. Assim, o post fica bem mais dinâmico e a taxa de retenção do público tende a ser maior.

Nos blog posts, o mais recomendado é desenvolver conteúdos chamados evergreen, ou seja, que permaneçam úteis com o passar do tempo e tenham a finalidade de educar o leitor ou sanar algum problema da persona.

Posts em redes sociais

Apesar da maioria das plataformas suportarem diferentes formatos de conteúdo, é preciso atentar para o que engaja e é relevante para os seus seguidores. Esse é o fator primordial que gera mais interação e aumenta o alcance dos seus posts.

E é sempre importante lembrar: cada rede social tem o seu público, logo cada público vai interagir de um jeito. O seu papel é identificar essas especificidades e trabalhar o ponto forte dessas plataformas.

Vídeos

Esse é o tipo de conteúdo mais consumido pelos brasileiros. De acordo com a pesquisa Video Viewers, de 2014 a 2018 o aumento no consumo de vídeos aumentou cerca de 135% entre os usuários de internet no Brasil.

E se em 2020 a tendência era de que eles correspondessem a cerca de 90% do tráfego online, no atual cenário de pandemia esse consumo se intensificou, como mostra essa outra pesquisa feita pelo Google.

De acordo com os dados apresentados, desde o início do isolamento social houve um aumento de 40% no uso do Youtube e a maior parte dos entrevistados afirmaram passar mais de 3 horas por dia consumindo conteúdos na plataforma. Isso só confirma que esse formato tem a sua importância dentro de uma estratégia de marketing digital.

Materiais educativos

Os materiais educativos vêm com a proposta de atender o público que se mostra interessado em explorar um pouco mais aquilo que você tem para ensinar. Esse tipo de conteúdo se apresenta em diversos formatos, como e-books, infográficos, mapas mentais, entre outros.

Em geral, são materiais ricos de informação, bem elaborados e utilizados para nutrir os leads na etapa de conversão do funil de vendas.

Podcasts

Esse formato tem ganhado bastante adeptos desde o ano passado e tomou mais força agora em 2020.

Isso porque além de ser mais dinâmico e flexível do que um programa de rádio comum, tem como atrativo principal a possibilidade de ser consumido no horário mais conveniente para o ouvinte, sem que isso prejudique a realização de outras atividades.

Uma dica é estabelecer uma linha editorial coerente com a área em que você atua e utilizar plataformas de streaming já conhecidas, como spotify, soundcloud e anchor.

Para quem quiser conhecer melhor esse formato, existem dois podcasts de Biblioteconomia que tem feito o maior sucesso: o Biblioteco Podcast e o Biblioque? Podcast.

Webinars

Em tempos de quarentena e isolamento social, esse tipo de conteúdo tem sido cada vez mais frequente.Os webinars funcionam como seminários online, em que diversos temas podem ser discutidos de maneira mais aprofundada e pontual.

E eles podem ser apresentados em diversos formatos: lives, aulas, treinamentos, debates, demonstrações, palestras etc.

Apesar dos desafios presentes, é importante trabalhar na produção de diversos tipos de conteúdo e estar posicionado em mais de uma plataforma. A dica é selecionar ao menos dois formatos e expandir aos poucos.

7 DICAS PARA PRODUZIR CONTEÚDOS ORIGINAIS

Depois de ter visto tudo isso, você pode estar se perguntando: o que fazer para produzir conteúdos autênticos e originais?

Confira então estas 7 dicas que podem fazer toda a diferença no resultado dos seus posts:

  1. Tenha boas referências

Mesmo que você seja mais livre para expressar o seu ponto de vista, ao produzir conteúdo para internet é necessário pesquisar bastante e se basear em boas referências, tal como acontece no mundo acadêmico. Isso traz mais confiabilidade para a audiência e até mesmo mais segurança ao criar os posts.

  1. Invista em expandir o seu universo cultural

Uma das definições da palavra universo no dicionário diz que significa “um todo composto de partes, harmonicamente dispostas”. Por isso, invista tempo para se informar e estar antenada sobre o que acontece fora da sua área de atuação.

Consuma conteúdos de outros nichos, acompanhe o que rola na mídia, observe quais tendências ocorrem em outros lugares, sem julgamentos e conceitos pré estabelecidos. Expandir o seu universo cultural pode trazer perspectivas únicas e bem originais para a sua produção de conteúdo.

  1. Identifique padrões

Como já disse o mestre Rodrigo Vinhas, para ser um bom produtor de conteúdo é necessário que você desenvolva a habilidade de identificar padrões.

Isso não se limita ao seu conteúdo e as suas métricas, mas envolve também observar os padrões presentes nos conteúdos das suas principais referências, para entender o que dá certo e tentar adaptar a sua estratégia.

  1. Entenda o básico do SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa tornar o seu conteúdo relevante para os motores de busca, por meio da otimização com base em palavras-chave.

É a forma como você pode indexar a sua produção para ser recuperada pelos mecanismos de busca. Se quiser saber um pouco mais, confira esse post incrível da Resultados Digitais.

  1. Converse com a sua audiência

Procure sempre manter um diálogo constante com o seus seguidores, através dos comentários, mensagens, e-mails etc.

Você pode ter acesso a um ativo muito valioso para produzir conteúdo relevante, quando se preocupa em investigar e entender o universo da sua audiência através desse diálogo.

  1. Sempre foque na sua persona

Como visto neste post, a construção da persona é um dos primeiros passos para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente e que gere resultados satisfatórios.

Isso porque ao entender o universo do seu público, fica bem mais fácil produzir um conteúdo que seja útil e relevante para ele.

  1. Monte o seu próprio banco de ideias

Pode ser um caderno, uma nota no celular, um documento na nuvem… Não importa! Mantenha sempre um lugar de fácil acesso em que você se habitue a anotar as suas ideias, independente de onde estiver.

Isso poupa tempo e energia na hora de planejar o conteúdo que você precisa desenvolver para um determinado período.

Aliás, no próximo post, o último dessa série introdutória, nós falaremos sobre Planejamento de Conteúdo.

Enquanto isso, se inscreva no nosso canal do Youtube para assistir às aulas do mini curso gratuito de Marketing Digital para bibliotecas e Bibliotecários.

Um abraço e até breve!

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